
Vaca das Cordas

Feiras Novas
No segundo fim de semana de setembro, quando o sol quente do verão se prepara para a despedida, Ponte de Lima engalana-se para as suas festas maiores - as Feiras Novas.
Celebradas desde 1826, por provisão régia de D. Pedro IV e em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas oferecem aos limianos e aos milhares de forasteiros que nos visitam, três dias e outras tantas noites de cor, alegria, folia e ritmo. Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.
Mantendo a tradição a Associação Amigos da Vaca das Cordas promove esta secular tradição que atrai à Vila mais Antiga de Portugal milhares de pessoas. Ao final da tarde, as atenções concentram-se no Centro Histórico, e na Rua do Arrabalde, em frente ao portão da Casa de Nossa Senhora de Aurora, onde começa a corrida da "Vaca das Cordas", seguindo em direção à Matriz, para as tradicionais três voltas à igreja. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.
No final da corrida e na Praça principal (Largo do Chafariz) a festa continua com a Vaca às Postas, com dezenas de assadores e carne disponível para assar à posta.
Consagrando a marca Ponte de Lima Equestre, o Município de Ponte de Lima volta a apostar fortemente na Feira do Cavalo, um evento premiado pelo Turismo de Portugal que muito tem contribuído para a dinamização da vila e da região do Alto Minho.
A sua internacionalização é o principal objectivo fazendo da Feira do Cavalo um evento âncora, sendo uma excelente via de promoção do turismo e dos produtos limianos no estrangeiro.
Foi na primeira edição em 2007 que se lançaram as bases de um evento que hoje é já considerado como um dos maiores certames deste género realizado em Portugal.
Todos os anos, em Ponte de Lima, realiza-se o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e, este ano, o evento celebra 10 anos de existência.
O Festival Internacional de Jardins fica situado nos Campos de S. Gonçalo entre a Ponte Romana e a Ponte de Nossa Senhora da Guia, na margem direita do Rio Lima.
De salientar que, em 2013, o evento foi considerado, em termos mundiais, o Festival Internacional de Jardins do Ano. O prémio foi recebido em Toronto, no Canadá e atribuído por um júri conceituado em termos mundiais, sucedendo Ponte de Lima ao National Blossom Festival, que se realiza , nos Estados Unidos da América.
fotografia, a videoarte, a pintura, a escultura, o design, o teatro, a dança, a literatura e a poesia, bem como a floricultura, são as atividades implicadas no Festival. A ideia destes jardins efémeros é demonstrar a criatividade artística assim como mostrar as plantas e os materiais que, combinados, resultam em obras de arte.

Feira do Cavalo

Festival Internacional de Jardins
Ponte de Lima também é sinónimo de diversão, cultura e lazer
Aqui encontra todas as actividades de lazer, cultura e entretenimento que Ponte de Lima lhe pode dar!!